sábado, 14 de março de 2009

Assassino em Série ou "Serial Killer"


Um assassino em série (também conhecido pelo termo inglês por serial killer) é um tipo de criminoso de perfil psicopatológico que comete crimes com uma certa frequência e padrão, geralmente seguindo um certo modus operandi*(2), deixando também frequentemente um tipo de assinatura ou algo que o identifique, pois têm uma necessidade de reconhecimento e busca por poder.
Geralmente os que são capturados apresentam uma aparência limpa e cuidada, são de alguma forma atraentes, bem sucedidos, e apresentam-se como membros activos na comunidade. Certos comportamentos característicos podem ser identificados na infância, estes comportamentos dão pelo nome de “Tríade MacDonald”*(2): xixi na cama, causam incêndios, e apresentam comportamentos cruéis para com outros seres vivos, na maior parte das vezes animais.
*(1) – modus operandi – é uma expressão em latim que significa “modo de operação”. É alguém ou algo que realiza tudo da mesma forma, ou seja tem aquela maneira particular de realizar todo o tipo de trabalhos, logo é uma possível identificação.
*(2) – Tríade MacDonald – Também conhecida como a tríade dos sociopatas* é um conjunto de três comportamentos que estão directamente associados a comportamentos de um sociopata. Esta tríade foi primeiro identificada e estudada pelo senhor J.M. MacDonald, que escrevia para o “American Journal of Phsychiatry”.
Diferentes tipos:
Existem dois tipos de serial killers, os de tipo organizado, sujeitos de aparência normal, exibem inteligência e grau de inserção na comunidade normal, podendo ser mais ou menos sociáveis, os deste tipo são os que dificultam mais a captura, pois são bastante racionais e cuidadosos, são pouco impulsivos estudando tudo ao pormenor, deixando poucas provas para trás.
Os do tipo desorganizado, são bastante mais impulsivos, geralmente não planeiam os seus actos, improvisam cada passo, deixando consequentemente muitas provas para trás.

Sem comentários:

Enviar um comentário