domingo, 24 de maio de 2009

Abraham Lincoln






Abraham Lincoln nasceu a 12 de Fevereiro de 1809 no Condado de Hardin (Kentucky), seus pais eram pobres, por isso deixou a educação para trás para ajudar a família, ia à escola apenas esporadicamente, os seus estudos consistiam apenas em saber ler e escrever e realizar as quatro operações matemáticas. No estado em que vivia, havia uma grande escassez de livros e papel, e provavelmente a Bíblia era o único livro existente em sua casa, livro que estudou empenhadamente e que mais tarde o iria ajudar, enriquecendo os seus discursos e trabalhos com citações do mesmo. Lincoln viveu em Illinois até aos 21 anos, depois não querendo seguir as pisadas do pai como lavrador resolve procurar outro tipo de empregos e instala-se em Nova Salem, trabalhando em actividades como o comércio ou o levantamento topográfico, mais tarde candidata-se à Assembleia Legislativa de Illinois, onde foi eleito repetidas vezes. Mais tarde resolve seguir advocacia aprendendo por si próprio, embrenhou-se nos manuais jurídicos e passou no exame de admissão em 1836. Em 1842 casou-se com Mary Todd, e dois anos depois montou um escritório em sociedade com William Herndon. Sua reputação como advogado foi crescendo e em 1846 foi eleito para a Câmara de Representantes federal. Em 1858, disputando uma vaga no Senado cou Stephen Douglas, Lincoln transforma-se numa figura de destaque nacional, o que lhe deu acesso a uma candidatura à Presidência em 1860. Abraham Lincoln acaba por tomar posse em Março de 1861, o que gerou muita polémica e iria dar inicio à Guerra Civil Americana ( também conhecida como guerra da sucessão ocorreu nos Estados Unidos da América entre 1861 e 1865, dividiu o país entre norte e sul, duas regiões com ideais diferentes ), na qual Lincoln combateu a Confederação dos Estados Unidos da América pela libertação dos escravos.





O Assassinato

Foi na Noite de 14 de Abril de 1865, 13 dias após o término da guerra civil, Lincoln assistia a uma peça no teatro Ford em Washington D.C. com a sua mulher Mary, o par chegou já a peça tinha começado, sentaram-se no camarote presidencial assistindo a peça. Entretanto entrava no teatro pelas traseiras o que viria a ser o assassino de Abraham Lincoln, John WIlkes Booth. John era um famoso actor sulista de 26 anos na altura e actuava regularmente naquele teatro, logo conhecia bem o sitio o que lhe facilitou também o assassinato. Booth conhecia também a peça e esperou pelo momento certo, momento esse em que um actor interveniente na peça, Harry Hawk, estava sozinho em palco num monólogo, que iria depois de uma fala provocar risos no público causando assim a oportunidade para Booth actuar, entrando no camarote dispara na parte de trás da cabeça de Abraham Lincoln, e salta pela varanda do camarote aterrando aparatosamente sobre o pé esquerdo fracturando um osso mesmo acima do calcanhar, levanta-se e grita “Sic Semper Tyrannis” uma frase em latim que significa tiranos para sempre (John Wilkes Booth era contra a libertação dos escravos, ideal defendido por Lincoln), e foge de cavalo.
Apesar do ferimento grave na cabeça Abraham Lincoln só viria a morrer na madrugada de 15 de Abril, após várias tentativas de médicos, Lincoln morre numa pensão à frente do teatro Ford na presença de sua mulher, três médicos alguns soldados e oficiais. Os fracos métodos de comunicação da altura permitiram a Booth percorrer as ruas da capital a cavalo e andar vários quilómetros fazendo até paragens sem que ninguém desconfiasse sequer que o presidente tinha sido assassinado, Booth só foi capturado e consequentemente assassinado 12 dias depois num palheiro com o seu irmão e cúmplice no assassinato, por soldados da União.



Sem comentários:

Enviar um comentário