segunda-feira, 18 de maio de 2009

John Lennon

Biografia:

John Winston Lennon nasceu em 9 de outubro de 1940, em Liverpool. O seu pai trabalhava num navio e ficava longos períodos ausentes. Sua mãe, sem condições de criá-lo, entregou-o aos cuidados da irmã Mary e do cunhado George Smith. Aos seis anos, John já cantava no coro da igreja. Na escola, apresentava talento literário e apreciava a leitura de Lewis Carroll e Richmal Crompton. Em 1955, John montou uma banda chamada “The Quarry Men” e dois anos depois Paul McCartney uniu-se ao grupo. A dupla formada por John e Paul era perfeita para escrever canções e mais tarde daria origem a uma das bandas mais famosas de sempre.
A banda chamada “Beatles” foi criada no início dos anos 60. O nome faz um trocadilho com "beetles" (besouros) e "beat" (batida ou compasso ritmado). Todos os integrantes do grupo - John Lennon, Paul McCartney,
George Harrison e Ringo Starr
- nasceram na cidade de Liverpool, na Inglaterra. O empresário do grupo, Brian Epstein foi quem descobriu os rapazes, vendo-os tocar num "pub" chamado "The Cavern Club". Em agosto de 1962 John Lennon casou-se com Cynthia Powell e com ela permaneceu até 1969 quando se uniu a Yoko Ono, figura forte e misteriosa, a quem muitos responsabilizam como a causa da desagregação do grupo. Até 1970 a banda manteve-se unida tendo batido recordes de venda de discos, dado imensos concertos e criando canções como "She loves you" (1963), "Can't Buy me Love" (1964), All you Need is Love" (1967); "Hey Jude" (1968) ou “Let it Be" (1970), que ainda hoje são ouvidas e consideradas clássicos de música por milhões de pessoas. A presença de Yoko Ono, que se tornou "o quinto Beatle" gerava incômodo ao restante do grupo. O LP "Abbey Road" foi gravado em meio a grande insatisfação."Let it Be", de 1970 foi o último álbum da banda. Ainda em 1970, Paul foi à justiça para determinar oficialmente o fim dos Beatles. O sonho tinha acabado.

Em 1971 mudou-se para Nova York e travou uma grande batalha jurídica com o Departamento de Imigração norte-americano devido à radicalidade dos seus discursos e a sua luta pela paz. Tornou-se amigo de activistas de esquerda como Jerry Rubin e Abbie Hoffman, aproximando-se também de líderes dos “Panteras Negras” (
Partido negro revolucionário estadual fundado em 1966 em Oakland - Califórnia, cuja finalidade original era patrulhar guetos negros para proteger os residentes dos actos de brutalidade da polícia). A administração Nixon
tentou deportá-lo, mas em 1972 ele conseguiu o visto de permanência. Estava no índice das pessoas investigadas pelo FBI, facto só admitido após a sua morte. Talvez por este motivo, Lennon é apontado como o membro dos Beatles com a visão mais crítica acerca das questões sociais de seu tempo.



Assassinato:

  • 23/10/1980 - O futuro assassino de Lennon, pede demissão do seu emprego de guarda de um condomínio de alto luxo em Honolulu. Ele assina sua demissão. Perguntam-lhe se ele estava a procurar outro trabalho e ele responde: "Não, já tenho um trabalho para fazer."
  • 27/10/1980 - O assassino compra um revolver calibre 38 em Honolulu , sem problemas graça a seu antigo emprego de segurança. Na noite de 8 de dezembro de 1980, quando voltava para o apartamento onde morava em Nova Iorque, no edifício Dakota, em frente ao Central Park, John foi abordado por um rapaz que durante o dia lhe tinha pedido um autógrafo num LP Double Fantasy em frente ao Dakota. O rapaz era Mark David Chapman, um fã dos Beatles e de John,e acabou por disparar contra John Lennon com um revólver calibre 38. A polícia chegou minutos depois e levou John na própria viatura para o hospital. O assassino permaneceu no local com um livro nas mãos, "O Apanhador no Campo de Centeio" de J.D. Salinger. John morreu após perder cerca de 80% de seu sangue, aos quarenta anos de idade. Logo após a notícia da morte de John Lennon, que correu o mundo, uma multidão se juntou em frente ao Dakota, com velas e cantando canções de John e dos Beatles. O corpo de John foi cremado no Cemitério de Ferncliff, em Hartsdale, cidade do estado de Nova Iorque, e suas cinzas foram guardadas por Yoko Ono. O assassino foi preso, pois permaneceu no local, à espera dos policias. Ao entrar na viatura, pediu desculpas aos polícias pelo "transtorno que havia causado". No seu julgamento alegou ter lidono livro "O apanhador no Campo de Centeio" uma mensagem que dizia para matar John Lennon. Acabou por ser condenado à prisão perpétua e até hoje é mantido numa cela separada de outros presos, devido às ameaças de morte que recebeu.



    Erotomania:

    O interesse público excessivo na vida de celebridades atribuído por parte dos media está a fazer com que haja cada vez mais pessoas perturbadas mentalmente que colocam os seus ídolos no centro de desilusões que podem originar situações de perigo e violência. O indivíduo que sofre dessa síndrome pode também acreditar que ele e a outra pessoa, supostamente apaixonada, se comunicam secretamente através de métodos subtis como gestos de postura, arrumação de determinados objectos da casa, etc., ou - se a outra for uma pessoa de imagem pública - através de indícios ou pistas nos média. A outra pessoa geralmente tem pouco ou nenhum contacto com o indivíduo que sofre deste síndrome, que frequentemente acredita que o outro (objecto do delírio) iniciou a relação fictícia. A erotomania está no contexto de
    esquizofrenia. Mais uma vez comprovamos que uma grande percentagem de assassinos são indivíduos com uma visão da realidade destorcida.
  • Sem comentários:

    Enviar um comentário